Na manhã desta quinta-feira (11/01), o prefeito Ari Lafin recebeu no Paço Municipal, pastores e líderes evangélicos. O encontro foi um bate-papo com o objetivo de solicitar apoio em diversas frentes, a começar com a divulgação do calendário de limpeza urbana. “A divulgação do calendário é de suma importância para evitar acúmulo de lixo nas vias urbanas, que além de depreciar a cidade serve de criadouros de moscas, mosquitos e animais peçonhentos, entre outros serviços realizados por equipes multidisciplinares que participam dos mutirões de limpeza. Esse é um trabalho que atinge os quatro cantos da cidade”, destaca o Prefeito.
Ao enumerar as ações na área da segurança, Ari citou o aumento da criminalidade que poderia ser multiplicada, não fosse o intenso e constante trabalho realizado pelas secretarias de Assistência Social e Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil no enfrentamento à violência. Em apoio as ações já realizadas, o secretário Estadual de Segurança Pública virá a Sorriso, com a finalidade de traçar novas estratégias de combate ao crime”.
O prefeito mencionou o trabalho que a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro e sua equipe vêm realizando no Município, através dos Cras, conduzindo e recuperando moradores de rua para a Casa do Oleiro.
Segundo a Secretária, os servidores municipais estão em todas as áreas, sendo cedidos só na segurança são 21, destacando ainda a sala especial para atendimento da rede de proteção às mulheres, crianças e idosos vítimas de violência, um local anexo a Delegacia de Polícia Judiciária Civil, porém independente e segura, com psicóloga cedida pela Prefeitura. “Até março será inaugurada a quarta unidade do Cras em Sorriso, uma iniciativa que além de ocupar o tempo ocioso, vem preparando jovens para uma vida melhor”, observa Jucélia.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Adriano Denardi, falou aos pastores sobre o fechamento do Demeg, uma quebra de paradigma de mais de 40 anos jogando lixo, atingindo o limite máximo. “Chegamos ao limite era fechar ou fechar, atendendo as exigências da Sema e cumprindo o Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. Peço que divulguem que existe duas empresas credenciadas a receber o lixo, bem como os pontos de entrega voluntária já existentes e outros que serão criados em breve”, completa Denardi.
Ao finalizar, o Prefeito se coloca à disposição de todos, convocando: “vamos unir forças, conscientizarmos as pessoas da importância dos temas aqui mencionados. Acredito que neste momento nosso papel de cidadãos é divulgar de forma eficaz, o trabalho que vem sendo realizado na busca de bons resultados”, pontua Ari.
O secretário Cláudio Oliveira, da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e o Vereador Acácio Ambrosini também participaram da reunião.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT