A partir de segunda-feira (11 de dezembro), o comércio de Sorriso já começa a esticar o horário de funcionamento, ofertando assim, um tempinho a mais para as compras de Natal. Por meio do decreto n.º 1007, de 5 de dezembro, ficou estabelecido que, de 11 a 23 de dezembro, o comércio pode funcionar até as 21h; e no dia 24, até às 18h.
Cabe contextualizar que, desde a publicação da Lei da Liberdade Econômica, reforçada pela Lei Municipal 3.199 /2021, os empresários não precisam pagar taxas especiais para abrir seus estabelecimentos em horários alternativos, inclusive aos domingos e feriados, por exemplo, desde que seja respeitada a legislação trabalhista. O decreto, nesta situação, consolidado pelo diálogo entre a Prefeitura e representantes dos empresários, permite organizar todo o processo de reforço da segurança nas áreas de maior movimento neste período.
Pois bem, com o estímulo de um horário especial para comprar os presentes, assim como preparar a casa para o Natal, o Procon de Sorriso lista uma série de cuidados que podem ajudar os consumidores a evitar dissabores na hora das compras:
– É sempre importante estabelecer um limite de gastos com os presentes, evitando, assim, não ultrapassar o orçamento familiar. Vale também andar um pouquinho mais, comparar preços com os de outras marcas e ficar sempre de olho em promoções e descontos;
– Cuidado ao escolher brinquedos como presentes para as crianças, pois, é necessário certificar-se de que o produto a ser adquirido contém selo de certificação do Inmetro, para evitar danos e riscos;
– Uma dica legal, que vale tanto para as compras em lojas físicas como nas lojas virtuais (internet), é verificar a política de troca de cada loja, sempre lembrando que, para garantia estendida, a escolha é do consumidor;
– Ah! Especialmente nas compras pela internet, o Procon Municipal alerta sobre a necessidade de sempre verificar se o site utilizado é confiável, bem como checar prazo de entrega e o custo do frete, evitando, deste modo, prejuízos e aborrecimentos.
“O consumidor deve sempre desconfiar de produtos ofertados com valores muito abaixo do praticado no mercado, para não se tornar vítima de fraudes”, reitera o diretor-executivo do Procon, Lene Engler.
Caso necessário, o consumidor que se sentir prejudicado, pode buscar ajuda nas duas unidades do Procon em Sorriso, que funcionam nas unidades do Ganha Tempo Central e da Zona Leste, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O Procon pode também ser acionado pelos telefones 151 e (66) 99938 1091.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT