O vereador Ricardo Saad (PSDB) propôs o projeto de lei n. 300/2023 para declarar a utilidade pública municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana, Limpeza Pública, Áreas Verdes e Ambiental do Estado de Mato Grosso (Sindilimp/MT).
A categoria profissional do sindicato é a dos trabalhadores e trabalhadoras que exercem as suas funções, nas empresas coletoras de lixo domiciliar, urbana e rural. Inclusive, os acondicionados em lixeiras domiciliares ou em containers, nas vias e logradouros públicos, nas empresas de coleta seletiva de lixo, dentre outras atividades de limpeza.
Também integra o sindicato os operadores de mini carregadeiras, pás carregadeira, tratores e demais maquinários utilizados nos serviços de limpeza urbana, na limpeza pública. Ainda fazem parte os trabalhadores nas empresas de limpa fossa, de dedetização, de sanitização de ambientes, de desentupidoras, de controles de pragas, de limpeza e higienização de caixas dágua, lagos, piscinas, trabalhadores nas empresas de bota fora (remoção e coleta de entulhos).
“Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos de grande relevância e se for considerada de utilidade pública e se for declarada a sua utilidade pública, estará apta para firmar parcerias com o poder público e receber recursos”, finalizou Saad.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT