Os componentes da Banda Guerreiros do Sol e da Banda Municipal de Sorriso sagraram-se campeões em seis categorias do Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarradas, realizado entre os dias 02 e 03 de dezembro, em Amparo, interior do estado de São Paulo. Ambas as bandas são mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj).
Regida pelo professor Anderson Teixeira, a Banda Guerreiros do Sol conquistou seis troféus nas categorias: baliza sênior (Laryssa Gabrieli – 2º lugar); marcha banda de percussão com instrumento melódico; capitão mór (Helen Janaína – 1º lugar) e; corpo musical (bicampeão brasileiro), sendo essas três últimas disputadas na modalidade infantojuvenil.
Já a Banda Municipal de Sorriso, sob responsabilidade do regente Rondineli de Souza Chaves, conquistou quatro troféus na modalidade infantojuvenil, sendo eles: 2º lugar na categoria pavilhão cívico; 1º lugar na categoria baliza (Maria Eduarda Souza da Cruz); 1º lugar da categoria capitão mór (Bianca Toscano) e; categoria corpo musical.
Ao comemorar os títulos, o regente ressaltou a importância das crianças, adolescentes e adultos atendidos pelos projetos sociais e culturais em Sorriso.
“Por meio da música transmitimos valores sociais, morais, de inclusão e de civismo. O resultado desse trabalho reflete na melhoria do desempenho escolar, na convivência em âmbito familiar e no distanciamento daquelas pessoas consideradas nocivas”, avalia Rondineli Chaves ao complementar que “a música também tem contribuído com a saúde física e mental dos alunos”.
“Alguns pais trazem seus filhos por orientação médica. Isso porque nós usamos técnicas de musicoterapia para ajudar no tratamento de doenças que acometem diferentes públicos, contribuindo com a redução de dor e ansiedade em pacientes diagnosticados com autismo, bipolaridade, depressão, distúrbio da fala, audição entre outras deficiências. Há pouco tempo recebemos uma aluna surda, e ela nos surpreendeu por sua paixão pela música e pela facilidade de entendimento através da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, assinala.
Para a gestora da pasta, Marisa de Fátima Netto, o resultado obtido pela equipe sorrisense na competição nacional são frutos da política de inclusão social, cujos investimentos permitiram a manutenção de 11 polos culturais e o atendimento de mais 3,5 mil alunos.
“Para 2024, nossa projeção é ampliar o número de vagas para 5 mil atendimentos. Sabemos que se trata de uma meta ambiciosa e para alcançá-la estamos contando com apoio dos demais secretários e do aval do prefeito Ari Lafin e do Gerson Bicego [vice-prefeito]”, contextualiza.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT