Portal Live

Portal Live

Escritório Social realiza ação do projeto Cuidar de Quem Cuida com servidores da Penitenciária Ferrugem

Cerca de 100 servidores da Penitenciária Ferrugem participaram da ação do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, promovida pela equipe do Escritório Social, da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, durante esta semana. Foram quatro dias de encontros para atender todas as equipes de plantão e trabalhar temas como saúde mental e também um momento de conscientização da campanha Novembro Azul.

O trabalho foi mediado pela equipe de psicólogos do Escritório Social em parceria com o setor de saúde da penitenciária. “Essa ação do projeto abordou o processo de adoecimento mental, esclarecendo quais são sintomas e sinais, bem como as maneiras de diagnosticar, tratamentos e formas de prevenção. Os policiais penais são expostos diariamente a situações extremas, e são a classe com maior índice de adoecimento psíquico e suicídio, por isso entendemos ser fundamental a abordagem da temática da saúde mental”, destacou a psicóloga e coordenadora do Escritório Social, Quetti Nunes.

O projeto Cuidar de Quem Cuida, encabeçado pela secretaria de Assistência Social, já é desenvolvido periodicamente dentro das unidades da pasta para promover momentos de bem-estar e descontração aos servidores municipais, estimular a interação interpessoal, reforçar a importância do autocuidado, da saúde mental, de exercer a empatia com os colegas de trabalho e várias outras temáticas.

A unidade do Escritório Social em Sinop foi inaugurada em abril deste ano. Essa é uma ferramenta de inclusão, prevista no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que oferta apoio psicossocial, acesso a vagas de emprego, além de encaminhamentos a saúde, educação, regularização de documentos e outros serviços para pessoas egressas e seus familiares. O trabalho acontece em rede. “Nós recebemos as demandas espontâneas de atendimento das instituições que participam da rede, como a Penitenciária Ferrugem, o Conselho da Comunidade de Execução Penal (CONCEP), o Fórum e Centro de Referência Especializada de Assistência Social”, completou a coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima