O prefeito José Carlos do Pátio participou, nesta terça-feira (21), da solenidade de posse do conselheiro Sérgio Ricardo na presidência do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT). A 57ª Mesa Diretora do tribunal foi empossada em sessão especial realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai), em Cuiabá.
Pátio elogiou a atuação do conselheiro José Carlos Novelli, que deixou a presidência do TCE/MT, e ressaltou que Sérgio Ricardo deve dar continuidade ao trabalho já desenvolvido. “O Novelli colocou o tribunal lá em cima, e o Sérgio Ricardo é um bom articulador, bom de diálogo”, disse e complementou que a atual equipe do TCE/MT tem direcionado o trabalho criando metas para os municípios cumprirem e não só penalizar. “Essa conduta está fazendo com que os municípios elevem sua qualidade, seus indicadores. Mortalidade infantil está melhorando, a média de escolaridade, a renda média da população. Diminuiu o índice de analfabetismo. Estou muito orgulhoso com a forma de condução do Tribunal de Contas”, concluiu.
O prefeito também ressaltou que é importante a atual aproximação do TCE e do governo do estado com as prefeituras. “Nós temos municípios muito pobres, muito humildes, mas que estão elevando a qualidade de vida da sua população agora”, disse.
Sérgio Ricardo assumiu a presidência do TCE/MT para o biênio 2024/25 com a promessa de se manter construtor de soluções e relações e a proposta de um pacto pelo fim das desigualdades em Mato Grosso.
“Como presidente serei o mesmo de sempre, tranquilo, paciente e sereno. Gosto de jogar no ataque, avançando e, nesse caso, no sentido de ajudar. Sou um excelente ouvinte, com serenidade e respeito no trato com as pessoas e, assim, reitero meu compromisso de fé com todos aqueles que vivem aqui, com meu querido estado de Mato Grosso e a minha querida Cuiabá, com o exercício do controle externo como eficaz instrumento de fiscalização dos atos e atividades da administração pública e, o mais importante de tudo, como meio de justiça social”, declarou.
O presidente empossado destacou sua determinação imutável de ajudar seus semelhantes e, nesse sentido, propôs o pacto por Mato Grosso. “Que esta seja uma grande reunião de trabalho e que minha posse seja uma oportunidade de reforçar aquilo que todos nós já fazemos, que é trabalhar por Mato Grosso. A razão é simples: este talvez seja um dos maiores encontros da classe política e dos poderes constituídos. Então, quero aproveitar este momento histórico para propor esse pacto e que cada um faça a sua parte. Inspirados pelo ideal republicano, vamos proclamar uma luta incessante pelo fim das desigualdades regionais.”