Além de três vencedores na categoria Ensino Fundamental e outros três vencedores na categoria Ensino Médio, será premiado o vídeo do projeto que teve mais visualizações na rede social oficial do evento, o Tik Tok. Os vídeos têm de 1 a 3 minutos de duração com os temas científicos propostas.
Na categoria Ensino Fundamental, ficou em 1º lugar o projeto Separar Para Fertilizar: Implementação de Compostagem, de estudantes da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, de Rio Branco.
O 2º lugar foi para Bengala Solidária, projeto da Escola Estadual Daury Riva, de Juara. E, em 3º lugar, para a Campanha/Gincana Ambiental, da Escola Estadual Professor Rafael Rueda, de Cuiabá.
Já na categoria Ensino Médio, o 1º lugar o campeão foi o projeto Utilização de Sccharomyces Cerevisal (levedura presente em cepas naturais utilizada na fabricação de alimentos fermentados), da Escola Estadual São José do Rio Claro, de São José do Rio Claro.
A Escola Estadual Governador José Fragelli, de Cuiabá, conquistou o 2º lugar com o projeto Desenvolvimento de Sistema de Irrigação na Reutilização da Água de Bebedouros com o uso do Arduino.
Por fim, o 3º lugar dessa categoria teve como ganhadora a Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, de Rio Branco, com o projeto Separar Para Reciclar: Coleta Seletiva.
Serão premiados com celulares os três estudantes das equipes classificadas em 1º lugar nas duas categorias, ensino fundamental e médio; com tabletes os do 2º lugar e com fones de ouvido os do 3º lugar.
O professor orientador de cada projeto vencedor, independente da categoria, receberá um tablet. O dia e local da premiação será anunciado nos próximos dias pela Seduc.
As escolas também receberão um tablet por cada uma das duas categorias premiadas em 1° lugar. Por fim, cada estudante da equipe autora do vídeo que obteve o maior número de visualizações no Tik Tok, independentemente da categoria, também receberá um tablet. Até a o dia 17 de outubro, o vídeo campeão registrou 88.900 visualizações.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembrou que o projeto Steam é sucesso na Rede Estadual de Ensino desde 2020.
“Nosso objetivo é fazer com que os estudantes utilizem as plataformas digitais, Chromebooks e materiais didáticos para desenvolver projetos, fazer pesquisas, além de divulgar os resultados nas redes sociais para conhecimento público”, afirmou.
O projeto acontece desde 2020 na Rede Estadual de Ensino e projeto facilita o processo de ensino aprendizagem. Por meio de uma metodologia ativa, possibilita ao estudante a buscar soluções de problemas por meio de pesquisas e inovações nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, cujas iniciais formam a sigla STEAM.
Fonte: Governo MT – MT