Indicado sempre que há suspeita de alguma obstrução de artéria coronária. Esse é o procedimento de cateterismo que possibilita ao médico visualizar diretamente as artérias coronárias, determinar a extensão e a gravidade das obstruções e planejar o tratamento adequado. E em Sorriso é disponibilizado gratuitamente pelo Município.
Desde 2017, 361 pacientes já passaram pelo procedimento que salva vidas com um investimento de R$ 830.500,00 em recursos próprios municipais. E o melhor de tudo: não há fila de espera para a realização do cateterismo. Quem explica é o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.
“Hoje nós contamos com a parceria de uma clínica privada que vem atendendo prontamente toda a demanda; assim que o paciente dá entrada ao pedido no PSF; se a documentação estiver completa em um prazo de três dias até uma semana ele já é encaminhado para a realização do procedimento”, pontua.
A parceria, destaca o gestor, tem garantido agilidade em salvar vidas. “Quem precisa passar pelo cateterismo precisa que isso seja feito o mais rápido possível para que o médico possa planejar o tratamento de cada paciente”, ressalta.
Luis Fábio salienta ainda que assim como os demais procedimentos na área da saúde, o caminho para o cateterismo passa pelo PSF. “Sempre destacamos que os PSFs são a porta de entrada para quaisquer atendimentos pelo SUS”, registra.
No Município, vale lembrar, são 29 PSFs abertos e à disposição de qualquer pessoa que necessita de atendimento. Além disso, em casos de emergência, é só procurar a UPA Sara Akemi Ichicava. O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, também oferta atendimento à noite e aos finais e de semana; já o PSF Santa Clara, a Upinha do Rota do Sol, atende das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT