Não é de hoje que o prefeito Ari Lafin, vem pleiteando novas escolas estaduais para o Município, junto ao governo do Estado. Em junho, por exemplo, por ocasião da visita do vice-governador e secretários estaduais foi apresentado, aos visitantes, três pontos estratégicos para construção de novas unidades, para abrigar os alunos egressos da rede municipal, que, até 2024, deve responder somente pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental I. Desta maneira, a partir de 2024, os alunos do 6.º ano já devem ser atendidos pela rede estadual.
Nesta terça-feira (14 de novembro), mais uma vez, o prefeito Ari acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, se reúne com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para tratar do processo de contratação das obras da Educação de competência do Estado, para o município de Sorriso.
Alan Porto explicou o cenário atual dizendo que foram publicados editais para cinco lotes, com investimento total de 57 milhões. Sendo que o lote 1 licitou a construção de 4 piscinas, nas escolas 13 de Maio, Tiradentes no Portal Kaiabi, no residencial Mario Raiter e no Bairro União, já tem empresa vencedora do certame.
Já o lote 2 para edificação de uma nova escola estadual no Bairro Mont Serrat, onde a Prefeitura, com aprovação da Câmara Municipal, doou a área ao executivo estadual, para construção de uma unidade escolar contendo 24 salas de aula, salas de apoio, refeitório, quadra poliesportiva, piscina e vestiários, entre outras repartições teve interessados, porém os valores ficaram muito superior aos de referência. Portanto não há empresa habilitada.
Enquanto o lote 3 para retomada da escola do Militar Tiradentes no Portal Kaiabi e construção de uma nova escola no residencial Mário Raiter, esse lote fracassou e um novo edital será publicado para retomada dessas obras.
O lote 4, refere-se a retomada e construção de cinco quadras, nas escolas 13 de Maio, José Domingos Fraga, Portal Kaiabi, Mario Raiter e União, já tem empresa vencedora.
E, por fim, o lote 5 para reforma e ampliação das escolas José Domingos Fraga e 13 de Maio também não teve interessados nessas obras e se faz necessário novo chamamento.
Mesmo sem empresas para executar as obras da Escola Militar Tiradentes, uma das prioridades do Governo, já foi renovado o contrato com a Faculdade Anhanguera, o que garante o estudo dos alunos, em 2024.
Reformas e ampliações
A obra do refeitório da Escolas Mario Spinelli está em andamento. E, na Escola Arlete Capellari já está resolvida a questão referente ao aditivo, também foi aprovado o estudo técnico e solucionadas as demais pendências. Sendo assim, o aditivo será assinado nos próximos dias.
Frente a tudo disso, Alan Porto destacou que o trabalho em favor das escolas de Sorriso tem sido constante. “Sorriso é prioridade. Conhecemos a realidade das escolas, faltam salas de aula, estamos dedicados dia e noite, para acelerar esses processos. Tenho fé que, ainda neste mês de novembro, todos os processos em andamento estejam finalizados. Outra informação importante é que todas as construções novas e ampliações são estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas. Então o cronograma é mais enxuto, pretendemos entregar todas as escolas no ano que vem”, afirma o secretário,
No final da reunião, Ari Lafin reiterou que não falta vontade por parte do Governo Estadual, o que trava todo processo é a burocracia que deve seguir os trâmites legais. “O Governo do Estado e a Seduc estão empenhados nessa questão, infelizmente, existem os processos burocráticos que precisam ser obedecidos. Reforço que o Governo, através do Otaviano Pivetta, Mauro Mendes, Alan Porto e equipe, estão buscando uma alternativa junto ao Ministério Público e Tribunal de Justiça. Contudo, é preciso obedecer aos trâmites legais e de planilha de preço”, completa Ari.
Déficit de vagas
Vale lembrar que, segundo a Semed, no próximo ano os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental já devem ser atendidos pela rede estadual. Em torno de 3,5 mil alunos serão remanejados da rede municipal para a rede estadual.
Diante dessa realidade, a Prefeitura, vem desenvolvendo um trabalho contínuo junto aos representantes do Governo do Estado, apontando a necessidade de três novas escolas estaduais em Sorriso, sendo uma na Zona Oeste em fase de licitação, uma na Zona Leste e uma no Distrito de Primavera.
Além das novas unidades e da conclusão das obras de reforma e ampliação, os estudos apontam ainda a necessidade de mais seis salas na unidade estadual do Distrito de Boa Esperança e oito novas salas na Escola Ignácio Shevinski.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT