Desde o mês de agosto, o Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2023, já entregou óculos para 1.072 estudantes de 57 escolas públicas municipais. Os atendimentos para exames de optometria prosseguem até o dia 30/11, com mais 440 estudantes agendados. Por meio desse exame, é possível detectar falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.
O projeto idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro compõe as ações do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), atendendo estudantes do 1º ao 9º Ano de escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores. A meta da gestão Emanuel Pinheiro é entregar, até o final de 2024, aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentos) óculos, resgatando um passivo social que afeta o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, assegurando a eles o direito básico de escolarização.
“Esta ação contribui para a melhoria na aprendizagem, diminuindo a desistência e a evasão escolar, assegurando o direito básico de ler e escrever e consolidando o processo de alfabetização. Para as famílias beneficiadas, representa qualidade de vida”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.
O Projeto Enxergar é Humanizar já beneficiou 300 estudantes (em 2018), 18 estudantes em 2019 e 110 estudantes (em 2022), totalizando 428 estudantes nesses três anos.
Este ano, a meta é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º Ano, de 65 escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores.”
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT