A vítima que abriu os olhos do Brasil para o não à violência doméstica, Maria da Penha Maia Fernandes, será uma das participantes da 4ª edição do Fórum Municipal dos Direitos das Mulheres, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Sinop e marcado para acontecer amanhã, quinta-feira, 19, a partir das 13h, na Câmara dos Vereadores.
O encontro será aberto ao público, de forma gratuita, e deverá colher sugestões que possam melhorar e implementar as políticas públicas voltadas a garantia dos direitos fundamentais da mulher e seu espaço na sociedade como cidadã, mãe, profissional, entre outros.
O evento trará, ainda, a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e desembargadora, Maria Erotides, que abrirá o Fórum e a sequência de palestras provocando um debate sobre o protagonismo feminino nos mais diversos espaços da sociedade, abordando temas, como, a emancipação da mulher através do trabalho, educação e empreendedorismo.
Como complemento ao debate da desembargadora, a psicóloga Mariana Vicensi, promete mediar uma discussão elencando temas voltados à saúde física, mental, auto-cuidados e, principalmente, a qualidade de vida das mulheres nos dias atuais (pilares que ancoram a Lei Maria da Penha).
Para completar as discussões do encontro, conhecida nacionalmente, a ativista dos direitos das mulheres e farmacêutica por formação, Maria Da Penha, levará à tona um debate sobre a situação da violência doméstica e familiar, bem como outras questões de discriminação da mulher em razão do gênero.
Quando se fala em garantia dos direitos da mulher, Sinop conta, ainda, com a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, setor da Secretaria de Assistência Social, responsável por intensificar a articulação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, com promoções à discussões permanentes de ações e políticas de outras áreas, além de trabalhar as pautas envolvendo todos os Poderes, Órgãos e entidades da sociedade civil.
Link para inscrição:
Convide as pessoas que você conhece para fazer parte deste grande evento, que permitirá a participação da sociedade na construção de políticas públicas para as Mulheres em Sinop.
- Evento com Certificação de 6 (seis) horas;
- Encerramento com delicioso Coffee-break.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT