Portal Live

Portal Live

Classe artística participa de capacitação na elaboração de projetos para editais da Lei Paulo Gustavo

O departamento de Cultura, está promovendo uma capacitação da comunidade artística do município, na elaboração de projetos para editais da Lei Paulo Gustavo. O evento teve início ontem (16), e segue nesta terça (17) e quarta-feira (18), na Escola Municipal de Artes (EMA), das 19h às 21h. Com entrada gratuita, a capacitação reuniu cerca de quarenta representantes de vários setores da classe artística de Sinop.

A capacitação tem como objetivo auxiliar e preparar os artistas locais na elaboração de seus projetos para concorrer aos editais da Lei. Os empreendedores do segmento cultural estão tendo a oportunidade de aprender na prática como elaborar esses projetos e ter acesso aos recursos.

Durante os três dias de capacitação são trabalhados diversos temas desde a criação, execução e finalização, que é a prestação de contas. “A gente entende que exige uma quantidade muito grande de informação, então durante a capacitação iremos falar da Lei Paulo Gustavo, não só como ela será realizada aqui no município, mas também a nível estadual. Falar sobre como elaborar o projeto, é ir desde a parte teórica até a prática, para que os agentes da cultura, os trabalhadores da cultura, aqueles que se interessam em entender um pouco mais como funcionam esses incentivos, esses fomentos, por meio de edital”, explicou a produtora cultural, Alessandra Grandini que ministrou a capacitação.

Dolores Flor trabalha com edição de livros e produção literária. Ela destacou a importância da capacitação para a classe. “O curso é uma oportunidade para sanar nossas dúvidas, aprender cada vez mais sobre as leis e projetos, e quais são os nossos direitos. É de grande valia esses espaços que nós temos dentro da cultura. Essa transparência, esse contato com o público, tendo essa visibilidade, e o compromisso com a classe, é muito importante para nós”, concluiu.

A Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela Covid-19.

Os produtores culturais terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada executados pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima