Portal Live

Portal Live

Decreto altera nomenclatura das unidades de saúde em Lucas do Rio Verde

Seguindo as normas do Ministério da Saúde, os postos de saúde de Lucas do Rio Verde passam a ter uma nova nomenclatura. Com isso, o que antes era chamado de Posto de Saúde da Família (PSF), agora é Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme estabelecido no Decreto nº 6.477/2023.

A mudança não altera o sistema de atendimento ao usuário nas unidades.

Anteriormente o PSF era um programa de estratégia de reorganização da Atenção Primária de Saúde, do Governo Federal, que desenhava todo o fluxo de atendimento dentro das unidades e desta forma.

Considerando a necessidade de adequação para fins documentais, agora é Unidade Básica de Saúde (UBS), que não é um programa, mas sim, o local físico que as equipes de estratégias atuam.

Em Lucas do Rio Verde o processo de adequação à nova nomenclatura já começou nas unidades, com a troca das placas, sem alterar a qualidade de atendimento.

As UBSs contam com equipes de Saúde da Família (ESF) compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e por equipes de saúde bucal, composta por odontólogo e técnico em saúde bucal.

Esses profissionais atuam conjuntamente com o apoio das equipes do Espaço Saúde, que conta com outras especialidades como fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e assistente social, de acordo com as demandas de saúde deste território.

Por meio desse modelo, a população local conta sempre com uma equipe de referência para cuidar da sua saúde. As equipes estão aptas a atender e acompanhar a saúde dos indivíduos ao longo das diferentes fases da vida.

Importante reforçar que as UBS continuam sendo a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). É ali onde se inicia o cuidado com a saúde da população. Cada UBS é responsável pela assistência à saúde de uma população definida.

Fluxo de atendimento

Basta comparecer a sua UBS de referência para ser acolhido por um profissional da equipe que vai coletar as informações e avaliar a necessidade de atendimento imediato – casos agudos e de maior gravidade – procedimentos, vacinação, agendamento de serviços ou encaminhamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário.

As ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal são realizadas pela sua equipe de referência.

Se houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais como: cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, entre outros, estas serão avaliadas pela equipe de saúde da família e encaminhadas e agendadas pelo profissional da UBS. Após a consulta, você deve retornar à sua equipe de referência para continuidade do acompanhamento

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima