“O Dia D é uma força-tarefa nacional importante de imunização. É imprescindível que a população procure o posto de saúde mais próximo para tomar as vacinas que estão atrasadas. Protegidos das doenças imunopreveníveis, podemos reforçar a saúde da população e, consequentemente, alcançar as metas estabelecidas pelo Governo Federal”, afirma o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Melo.
De acordo com o coordenador estadual de imunização da SES-MT, Marx Rocha Camarão, por ser uma campanha de atualização da caderneta de vacina, não existe uma meta estimada. Ele explica que serão aplicadas vacinas de rotina que já estão em estoque nos municípios.
“Os municípios já dispõem dos imunizantes para a vacinação de rotina. Cabe agora aos gestores organizarem as salas de vacina e convocar o grupo contemplado nesta campanha”, diz o gestor.
Max ainda ressalta que é importante as pessoas checarem com o município de residência se ele aderiu ao dia D para este sábado. “Apesar de ser um dia definido pelo Ministério da Saúde, têm municípios que podem realocar a multivacinação para outra data, então é necessário que cada cidadão cheque com seu município”, pontua.
São consideradas vacinas de rotina a BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY.
Fonte: Governo MT – MT