Rondonópolis chega ao mês de agosto tendo exportado no ano U$ 2.077,26 bilhões. Somente em agosto, as exportações somaram U$ 263 milhões. Os dados são do Ministério da Indústria e Comércio Exterior que foram divulgados na semana passada.
Esse volume de exportações, entre janeiro e agosto deste ano, representa 9,6% do total das exportações de Mato Grosso e 0,9% da brasileira no mesmo período. Esse índice coloca Rondonópolis como 2ª maior exportadora de Mato Grosso e a 16ª do Brasil.
Já as importações somaram U$ 74,2 milhões em agosto, chegando no ano, a U$ 728,96 milhões. A queda nas importações atingiu 59% em 2023 em comparação com o montante importado entre janeiro e agosto do ano passado.
Com esses valores, as importações de Rondonópolis neste ano representaram 36,6% do total importado por Mato Grosso e 0,4% das importações do Brasil. Assim, o município figura no período como maior importador do estado e 46º do país.
Entre os principais produtos exportados está o resíduo da extração do óleo de soja, que representou 51% das exportações entre janeiro e agosto. As exportações do produto chegaram a U$ 1.057 bilhão, com aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
A soja em grão ou triturada é o segundo produto mais exportado, representando 33% do total. As exportações de milho vem na sequência, representando, 4,2%, e a carne bovina, 3,9%.
Já entre os produtos importados, os adubos ou fertilizantes representam quase a totalidade das importações da cidade. Somente os adubos potássicos representaram 52% das importações e os adubos compostos, 22%.
A China continua sendo o principal destino das exportações de Rondonópolis. Para o país asiático foram exportados U$ 624 milhões entre janeiro e agosto deste ano, um aumento de 8% em comparação com o total exportado no mesmo período de 2022. As exportações para a China representaram 33,4% do total.
Além da China, para a Tailândia foram exportados U$ 510 milhões, e para a Indonésia, U$ 279 milhões.
O Canadá, por outro lado, é o país de onde veio a maior parte das importações em 2023. Do país da América do Norte foram importados U$ 177 milhões.