Os dados foram apresentados durante o evento de comemoração ao Dia do Campo Limpo, que aconteceu nesta sexta-feira (18.08), na sede da empresa Plastibras, no Distrito Industrial de Cuiabá. A data visa reconhecer os resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou que acompanha de perto o início do bom manejo de embalagens em Mato Grosso, com a primeira central de coleta de embalagens no município de Lucas do Rio Verde.
“É muito bom ver que o que era um problema, um rejeito, virar empresas, com renda, isso mostra a organização do agronegócio em Mato Grosso. O estado está no caminho certo, o governo busca a eficiência e acima de tudo, entrega resultado”, destaca Pivetta.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, conta que além de terem implementado o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, após 11 anos de espera, a secretaria melhorou a eficiência do licenciamento ambiental como estratégia de controle ambiental importante para o desenvolvimento sustentável do estado.
“Nossa Superintendência de Licenciamento tem um tempo médio de 59 dias para o licenciamento trifásico. Quando avaliamos isoladamente a gerência que trata de gestão de resíduos sólidos, temos um tempo médio de 10 dias, o que demontra o compromisso do governo do Estado para que esta engrenagem funcione, para que sejamos um exemplo de sustentabilidade”, afirma.
Em 2022 foram destinadas 52,5 mil toneladas em embalagens em 2022, destes, 93% foram para reciclagem. A empresa Plastibrás, anfitriã do evento, recebe as embalagens e as transforma em eletrodutos utilizados na construção civil e indústria de energia, impedindo a geração de toneladas de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer e fomentar a participação dos diferentes agentes na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados.
Fonte: Governo MT – MT