Além das diversas atrações e show nacional com Joelma, o Festival de Praia deste ano será marcado pela acessibilidade e inclusão social. Com o compromisso de garantir que o acesso ao lazer seja amplo e contemple todos os públicos, durante a comemoração dos 49 anos do município, a Prefeitura ofertará o banho assistido para as pessoas com deficiência física no Festival, tradicionalmente realizado na prainha do cortado.
O banho assistido estará disponível todos os três dias do Festival de Praia (7, 9 e 10 de setembro), serão usadas três cadeiras de banho anfíbias, totalmente adaptadas para esta atividade. Haverá ainda uma equipe especializada para acompanhar e atender as pessoas com deficiência que desejarem aproveitar o dia de lazer na praia do cortado.
A ação também contará com a contribuição dos profissionais e alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia e educação física da faculdade Unifasipe, que prestarão todo suporte aos participantes no segundo dia do festival, dia 9 de setembro (sábado). “Sempre acreditei que é nosso dever garantir que todos os membros de nossa sociedade tenham acesso igualitário a oportunidades e experiências. Muitas vezes as limitações físicas podem restringir a participação de pessoas com deficiência em atividades tão simples e prazerosas como um mergulho na água. Então, tenho certeza de que essa iniciativa trará alegria para muitos. Assim como haverá shows para todos os gostos, também terá inclusão social para todos”, destacou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.
A secretaria de Assistência Social e a pasta de Desenvolvimento Econômico estão à frente deste projeto. “Buscamos por meio de parcerias com as empresas o patrocínio das cadeiras para o banho assistido. A praia será toda preparada para essa acessibilidade, sabemos a importância da inclusão social. Ofertar inclusão no Festival de praia, é algo inédito no estado, com certeza vai fazer diferença para abrilhantar ainda mais nosso evento. Temos uma gestão que busca cada vez mais atender todas as pessoas e nós do Desenvolvimento Econômico em poder participar deste momento inédito do nosso município”, considerou o secretário da pasta, Klayton Gonçalves.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Sinop (Adefis), Emerson Lopes Silva parabenizou o projeto. “É uma novidade muito bacana, então de antemão nós parabenizamos a secretária Scheila e o prefeito por trazer essa novidade tão legal, que vai dar oportunidade às pessoas de mobilidade reduzida, ao cadeirante, ao idoso, a ter acesso a praia do cortado e poder se divertir também como qualquer outra pessoa sem necessidades especiais. Está de parabéns, Prefeitura de Sinop, pela bela iniciativa”, destacou.
Scheila ainda agradeceu o empenho dos parceiros que abraçaram o projeto. “Quero agradecer a Expand Empreendimentos que se dispôs a ser parceira nesta ação e doou as cadeiras de banho. Eu como arquiteta fico muito feliz de ver uma empresa da construção civil que tenha esse olhar de acessibilidade. Aproveito também para demonstrar minha gratidão a toda equipe da Unifasipe Sinop, que atuará de maneira fundamental, dando suporte com profissionais e estudantes dos cursos da área da Saúde. Vamos fazer deste festival um momento inesquecível para todos, independentemente de suas habilidades ou limitações”, completou.
O Festeja Sinop é uma realização da Prefeitura de Sinop, com patrocínio do Grupo Sinop, MB Engenharia e Meio Ambiente, Shopping Sinop, Energize-C Eletropostos e apoio da Câmara Municipal de Vereadores.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT