A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva foi homenageada pela Câmara Municipal de Cuiabá, com a entrega da Moção de Aplauso pelo Dia do Advogado, que será comemorado nesta sexta-feira, dia 11 de agosto.
No total foram homenageados 109 advogados. A solenidade foi proposta pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 e pelo vereador Demilson Nogueira. Celebrado no dia 11 agosto, a data faz referência aos primeiros cursos de Direito criados no Brasil, que foram a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, criados em 1827.
Em seu pronunciamento, a desembargadora Clarice Claudino mencionou a criação da Faculdade de Direito em Olinda (PE) e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que hoje integra a Universidade de São Paulo (USP), e destacou a ascensão profissional conquistada pelas mulheres na Advocacia.
“Todas as famílias abastadas na época tinham filho formado em Direito, passa pelos grandes poetas e grandes nomes da política. É uma tradição que até hoje ainda é muito forte. Se fizermos um levantamento entre os homens públicos, o bacharelado em Direito é ainda predominante. Esse cenário tem agora, um componente a mais, que é a ascensão cada vez maior da mulher, tanto na advocacia quanto na política”.
A presidente do Judiciário aproveitou para homenagear o trabalho prestado pelos mais de 18 mil magistrados e magistradas brasileiros, que também será comemorado no dia 11 de agosto.
“Solenidades como essa fortalecem a categoria e traz ao público nomes que trabalham incessantemente em prol da sociedade. Falo também, não só da advocacia, já que no dia 11 de agosto também é comemorado o Dia do Magistrado, que também são nossos homenageados. Somos 18 mil profissionais no país, e temos sob a nossa responsabilidade nada menos do que 80 milhões de processos, é realmente uma vida de sacrifícios e dedicação extrema, e é por isso que rendo minhas homenagens a todos que compõe o sistema de justiça. Nenhum é mais importante do que o outro, porque se falhar um, os outros todos estarão indo para o mesmo caminho. Que os nossos advogados e advogadas da advocacia pública e privada, magistrados e magistradas de todos os segmentos da magistratura, recebam as nossas homenagens com votos, de que tenhamos cada vez mais claros, os propósitos que nos movem rumo à uma sociedade de paz, de engajamento e de colaboração fraterna”, concluiu a desembargadora.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gisela Cardoso, ressaltou a importância do advogado, que é uma das profissões mais importantes para a sociedade, pois tem a função da pacificação social e por isso está garantida na Constituição Federal.
“A importância do advogado na sociedade não pode ser esquecida, não pode ser escondida. Ela deve ser lembrada e celebrada como estamos fazendo aqui hoje. Por isso agradeço a deferência ao vereador Chico e o vereador Demilson por proporcionar a advocacia mato-grossense essa lembrança, essa homenagem e todos estes advogados hoje representam os mais de 33 mil advogados inscritos na OAB/MT”, destacou.
“É uma data especial que precisa ser lembrada e a Câmara Municipal de Cuiabá não poderia ficar fora dessa homenagem ao Dia do Advogado. Profissionais que são lembrados, normalmente, quando tem problemas”, disse o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: desembargadora Clarice está atrás do púpito falando ao microfone. Segunda imagem: desembargadora Clarice Claudino posa para foto. Ao centro, o vereador Chico 2000, acompanhado da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Gisela Cardoso, o vereador Demilson Nogueira e o procurador da Câmara Municipal, Marcos Antônio de Souza Brito, a direita.
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br