Parceira no Programa SER Família Mulher, do Governo de Mato Grosso, a Polícia Civil participou da cerimônia de lançamento, na tarde quarta-feira (09.08), no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A apresentação do benefício para mulheres vítimas de violência doméstica e com medida protetivas prevista na Lei Maria da Penha reuniu autoridades e servidores da Justiça, Segurança, Assistência Social, Saúde, além de personalidades políticas.
O evento foi aberto com o “Encontro Estadual de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”, com a primeira palestra ministrada pela delegada do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, Jannira Laranjeira. A delegada abordou o tema “Atendimento Humanizado nas Delegacias da Mulher no Estado de Mato Grosso e o Programa Ser Família Mulher”, destacando a importância dos profissionais de diferentes áreas, capacitados e engajados no atendimento e acolhimento da vítima, assim evitando episódio que pode ser fatal para mulher.
Outras duas apresentações foram da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, e da vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip.
Na ocasião, a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, participou junto com a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, e o governador Mauro Mendes da assinatura do Termo de Cooperação Técnica n. 0268/2023, que autoriza o cartão para pagamento do auxílio-moradia no valor de R$ 600.
O programa SER Família Mulher foi idealizado pela primeira-dama, Virgínia Mendes, e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania em parceria com outros órgãos da Segurança Pública, Justiça, Assistência Social e Saúde.
A ação social visa proporcionar condições de sobrevivência imediata à mulher vítima de violência doméstica, afastando o agressor e promovendo o espaço da beneficiária com o acesso a oportunidades e recomeço de vida digna na sociedade.
Falando da importância do combate à violência contra a mulher, a gestora da Polícia Civil lembrou da primeira reunião com a desembargadora Maria Erotides Kneip há 17 anos, para conhecer e debater sobre a recente Lei Federal 11.340/2006.
A delegada-geral destacou o papel da delegada aposentada Miedir Santana, pioneira no trabalho, e com o Ser Família Mulher é rompida a barreira do enfrentamento puro e simples, proporcionando às vítimas uma oportunidade para a quebra do ciclo da violência.
“Eu tive o privilégio de acompanhar um dia ao lado da primeira-dama e presenciar a sua enorme dedicação e envolvimento genuíno na causa de combate a violência doméstica. Agradeço também a oportunidade da Polícia Civil participar e colaborar com esse programa que realmente será o grande diferencial”, finalizou a destacou Daniela Maidel.
Estiveram presentes no lançamento do “SER Família Mulher”, o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva, o diretor de Inteligência, Juliano Silva de Carvalho, e do diretor Metropolitano, Wagner Bassi Júnior.
Fonte: Policia Civil MT – MT