“Pudemos perceber o quanto Sorriso está crescendo e ficamos felizes em chegar a um lugar assim, que traz a oferta de vários serviços para perto da população”, declarou o prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba (o Chico), durante a entrega oficial do Ganha Tempo Zona Leste, na manhã desta quinta-feira (3 de agosto). A solenidade contou com a participação de representantes do Executivo e do Legislativo, além de empresários e da população sorrisense.
O gestor de Alta Floresta veio a Sorriso, acompanhado pela primeira-dama, Vilma Gamba, e pelo vereador Douglas Teixeira, além de outros servidores públicos da cidade colonizada por Ariosto da Riva, o “último bandeirante”. “Sorriso tem tido muito destaque e viemos trocar ideias, buscar o que está sendo feito em inovação”, complementou o alta-florestense.
Para o prefeito Ari Lafin, a visita da equipe de Alta Floresta é uma oportunidade de seguir com a proposta de “vamos sempre aprender um com o outro”, e já afirmou que vai retribuir a visita, passando também por outros municípios ao Norte de Mato Grosso.
Soma de esforços
A descentralização dos serviços, citada pelo prefeito de Alta Floresta, já vem sendo objeto de análises e planejamento ainda antes da pandemia, que eclodiu em 2020. Solicitada pelo vereador Wanderley Paulo, a “unidade 2” do Ganha Tempo em Sorriso nasceu a partir da soma de esforços de várias frentes e foi definida após uma audiência pública realizada em abril de 2022.
Em um prédio locado, a unidade contou com um “up” do antigo locatário, o Sicredi, que contribuiu com a estrutura destinando todo o mobiliário que era utilizado na agência bancária que antes funcionava no local. “Isso tornou todo o processo mais rápido e permitiu que já em fevereiro pudéssemos abrir as portas para atender a população, ainda sem ter finalizado todos os detalhes, como a fachada do prédio e algumas pinturas”, comentou o secretário de Administração, Estevam Calvo.
Produtividade
Pelos cálculos da equipe do Ganha Tempo, até agora, cerca de 15 mil atendimentos já foram realizados na unidade, que conta com postos de atendimento do Serviço Nacional de Emprego (Sine), Procon, Instituto Nacional do Seguro Social, Junta Militar, Identificação, Centro de Atendimento ao Empresário (CAE) /Microempreendedor Individual (MEI), Habitação e Correios.
A coordenadora do Ganha Tempo Zona Leste, Sônia Lisboa, enumera que, só em julho, a unidade respondeu por mais de 4,2 mil atendimentos. Mais que ofertar mais uma opção de serviços para todos os sorrisenes, a disponibilização de mais um Ganha Tempo significa mais comodidade e segurança especialmente para os moradores da Zona Leste. O presidente do bairro Vila Bela, Lourenço Dantas, declarou que a vinda da unidade melhorou muito a vida de quem precisa destes serviços. “Estou muito feliz, melhorou muito nossa região”, destacou o líder comunitário.
Outros avanços na Zona Leste
Entusiasta da ideia, o vereador Wanderley Paulo, que na cerimônia estava acompanhado pelos vereadores Chico da Zona Leste e Celso Kozak, destacou outras melhorias que a Zona Leste vem recebendo, como o novo prédio da Escola São Domingos, o Lago que está sendo construído aos fundos do Vila Bela e também o prolongamento e pavimentação da Rua Iguaçu, que melhora significativamente a mobilidade na região.
Desenvolvimento sustentável
“É preciso olhar para Sorriso de maneira global, ver nossas potencialidades e ‘vender’ nosso Município ‘lá fora’, trazendo mais oportunidades, mais emprego e desenvolvimento”, destacou o prefeito Ari Lafin, apontando a evolução econômica de Sorriso, que passou de quinta colocada no ranking da economia do Estado para a terceira posição.
“Não há como se falar em desenvolvimento sustentável, sem olharmos para as pessoas, e hoje, a entrega oficial desta unidade do Ganha Tempo na Zona Leste reforça exatamente isso, a ampliação da oferta destes serviços perto de casa de muitos sorrisenses, trazendo mais conforto, mais segurança e evitando a necessidade de percorrer um longo trajeto para receber atendimento”, reforçou Ari.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT