O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (SBSP), divulgou, nesta quinta-feira (20), dados em que Sorriso figura como o 6º Município mais violento do Brasil. Os números comprovam que segurança pública está entre as prioridades da Administração Municipal.
Conforme o relatório, esse estudo é direcionado para cidades com número de habitantes superior a 100 mil pessoas, cuja análise leva em consideração as ocorrências criminais violentas registradas no período que compreende o ano de 2022, a exemplo do homicídio (morte violenta intencional).
Segurança pública é um item que tem um olhar muito atento da Administração, tanto que o Município aumentou em 251% o orçamento do Fundo Municipal de Segurança Pública o que permitiu a redução na criminalidade, conforme se extrai dos arquivos dos órgãos de segurança pública. Vale destacar que nos último 35 dias, Sorriso registrou apenas uma ocorrência do gênero.
O índice de roubo obteve redução superior a 50% em comparativo com 2017. Neste mesmo período, o Município reduziu em mais de 50% as ocorrências policiais envolvendo menores de idade.
Diante dos fatos detalhados e, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, a Prefeitura de Sorriso reitera que continuará investindo recursos próprios em Segurança Pública, ainda que, constitucionalmente, este seja um dever do Estado.
Confira os investimentos e ações desenvolvidas pelo Município
-Implantação da jornada voluntária para a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, reforçando o efeito de militares em rondas pelo perímetro urbano e rural de Sorriso;
-Investimento de mais de R$ 5 milhões para construção da nova Delegacia da Polícia Civil;
-Cessão de 21 servidores para atuarem na nova Delegacia de Polícia Civil;
-Suprimentos para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;
-Instalação de 350 câmeras de monitoramento no programa de cercamento digital;
-A primeira cidade de Mato Grosso a contar com iluminação 100% em LED.
A atual gestão promove ações sociais no Esporte e Cultura que refletem diretamente na segurança pública, tais como:
– Apoio ao Projeto Social Luz do Amanhã e Proerd da Polícia Militar;
– Apoio ao Projeto Bombeiros do Futuro do Corpo de Bombeiros Militar;
-Três mil alunos inscritos em oficinais culturais (balé, violão, capoeira, teatro, pintura, entre outros) em contraturno escolar;
-Mais de R$ 2 milhões investidos em cursos profissionalizantes, programas de aprendizagem e de primeiro emprego, junto a entidades como o Senai e Senac;
-Dois mil alunos inscritos no programa Sorriso + Esportes (futebol, vôlei, atletismo, basquete, entre outras modalidades);
Em tempo, a Prefeitura de Sorriso reforça que confia nos órgãos de segurança e segue trabalhando conjuntamente para reforçar a sensação de segurança aos munícipes.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT