Dez empreendedores já sinalizaram interesse em compor a diretoria da associação que irá definir as diretrizes para implantação da primeira feira de carros usados de Sorriso. A entidade será responsável pela gestão de recursos eventualmente repassados pela Administração Municipal.
Os nomes foram definidos nesta quinta-feira (13), durante reunião promovida pela Casa dos Conselhos, e que contou com a participação dos secretários municipais de Administração (Estevam Hungaro Calvo Filho); Desenvolvimento Econômico (Claudio Cezar Oliveira); do procurador-geral do Município (Éslen Parron Mendes); além de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e do vereador Celso Kozak.
“A feira de carros usados é uma realidade em outras cidades do país. A diferença aqui em Sorriso é que a Administração Municipal está oferecendo mecanismos para regulamentar a atividade e desta forma garantir a segurança para quem vende e também para quem adquire o bem móvel”, exemplifica o coordenador da Casa dos Conselhos e idealizador do projeto, Celso Marcon.
Ainda de acordo com Marcon, o estacionamento do Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol, foi o local escolhido para receber a estrutura que, além de carros usados, agregará outros produtos como artesanato, gêneros alimentícios e prestação de serviço como comercialização de acessórios e vistoria veicular cautelar para verificar a autenticidade de documentação, chassi, entre outros.
“Nossa sugestão é no sentido de que o espaço seja gerido por uma associação. Deste modo, os empreendedores que desejam expor seus produtos devem estar associados a essa entidade. Quanto aos revendedores de veículos, estes não precisarão estar diretamente ligados a associação. Basta levar o veículo, escolher um local que melhor lhe agrade e colocar a placa de vende-se”, complementa.
“Uma das atribuições da gestão pública é proporcionar ferramentas a fim de assegurar a geração de emprego e renda e, por consequência, o fortalecimento da economia local. Os feirantes e os microempreendedores de Sorriso necessitam desse apoio que, neste caso, advém da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da gestão como num todo”, disse Estevam Hungaro Calvo Filho ao antecipar que já está ‘minutando’ o projeto de lei que será apresentado a Câmara de Vereadores.
“Precisamos do aval do legislativo para dar finalidade diversa ao estacionamento do Centro de Eventos. Por se tratar de uma iniciativa de interesse coletivo creio que não teremos dificuldade para concluir esse projeto cujo maior objetivo é possibilitar que o trabalhador provenha o sustento de sua família com dignidade que é isso que a gente deseja a todos”, complementa.
Barracas padronizadas
Além do uso do espaço, a Administração Municipal também estuda a viabilidade jurídica para firmar um termo de cessão de uso oneroso de barracas padronizadas.
A sugestão foi trazida pelos empreendedores e, desde então, vem sendo estudada pela Procuradoria Geral do Município.
“No meu entendimento é plenamente possível essa parceria entre o Município e os feirantes associados, até mesmo porque a transferência do bem ocorre mediante contrapartida do empreendedor interessado. Resumindo, a Prefeitura adquire as barracas em quantidade compatível ao número de associados e, posteriormente, repassa aos feirantes a preço de custo.
Informações
Para obter maiores informações os interessados devem procurar a Casa dos Conselhos, das 7h às 13, situada na Rua Marechal Candido Rondon nº 2.311 ou entrar em contato pelos telefones (66) 9 9654 5520 ou 3545 8369.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT