Durante todo dia, 11 palestras abordarão assuntos como pecuária leiteira, turismo rural, cana-de-açúcar, aspectos sanitários, produção de banana da terra, empreendedorismo, gastronomia, fruticultura, piscicultura e apicultura.
O coordenador do Fórum de Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar, Geraldo Donizete Lúcio, explicou que para as palestras foram escolhidos temas importantes tanto para o agricultor como para a sociedade.
“Estar dentro da Expoagro é uma oportunidade de mostrar o posicionamento da agricultura familiar em Mato Grosso. Permite também debater situações que devem ser mudadas, como é o caso da banana. Hoje, compramos de outros estados 70% do que consumimos no estado, e temos condições de atender essa demanda”, ressalta Geraldo, que é coordenador da Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural – Feaftur
Programação
Na abertura, o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, e a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, explanarão sobre as políticas públicas nas cadeias produtivas no segmento.
A programação traz a palestra “Calendários sanitários em rebanhos leiteiros – importância e implantação”, pela coordenadora regional da Empaer e médica veterinária Luma Camargo Prados. Terá ainda a explanação do secretário de Turismo de Nossa Senhora do Livramento, José Eugênio, sobre a experiência da feira “É de Livramento”. A empreendedora rural, social e criativa, Zilair Martins, irá falar sobre o Empório Serra Pantaneira – Agregar valores da cana de açúcar a banana.
Sobre o turismo rural, os protagonistas envolvidos no Projeto Caminhos do Morro, na comunidade Morrinhos, em Santo Antônio do Leverger, explanarão sobre a iniciativa no fomento à cadeia produtiva com as experiências do Rancho Epona, Recanto do Jaó, Bodega Pantaneira, entre outros.
Na formalização sanitária da agroindústria familiar, o debate contará com representantes da Seaf, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
No período da tarde, a programação começa com a sistema de produção da banana da terra no Estado, apresentado pelo pesquisador da Empaer, Humberto de Carvalho Marcilio. Logo em seguida, o proprietário da pousada Recanto de Compostela, Valdizar Andrade, falará sobre os desafios de empreender no espaço rural, no município de Jangada.
O turismólogo da Empaer, Robson Junior Hartmann, falará sobre as experiências das caminhadas da natureza e o concurso gastronômico no município de Mirassol D´Oeste e região. Na cadeia produtiva da fruticultura tropical a palestra será com os representantes da Seaf, o superintendente Luciano Gomes Ferreira e o técnico Leonardo da Silva Ribeiro.
Na piscicultura, a experiência será a criação de tilápias em tanques elevados, pelo presidente da Cooperativa Múltipla de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso (Coodesus), Marcio Paulo da Silva. A última palestra será sobre a produção de mel, com o especialista em apicultura, Catarino Mendyes.
Foto: Ellen Costa/Empaer-MT
Evento | Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar
Data: quinta-feira (13.07), das 7h às 18h (com intervalo para almoço)
Local: Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – durante a Expoagro
Fonte: Governo MT – MT