A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem intensificado o trabalho de combate às queimadas em Rondonópolis. Nesta terça-feira (11), a equipe de brigadistas civis da instituição passou a integrar o quadro do Corpo de Bombeiros no apoio aos casos de incêndio do município. A ação faz parte do planejamento elaborado pela Semma, Corpo de Bombeiros e demais entidades do Comitê do Fogo.
A secretária de meio ambiente, Kamila Carvalho, explica que o período da seca demanda muita atenção e esforços contínuos para que as incidências de queimadas sejam evitadas e combatidas. “Essa parceria entre Semma e Corpo de Bombeiros é fundamental nesse combate. Os brigadistas da Semma são treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuar efetivamente nos chamados feitos pela população de forma ágil e qualificada”, afirma a secretária.
O capitão Roberto Coelho de Lima explica que durante o período de estiagem, o Corpo de Bombeiros recebe uma demanda muito alta de ocorrências de incêndio em vegetação e resíduos sólidos. “O reforço da brigada civil vai ajudar a atender essas ocorrências de incêndios urbanos aqui no perímetro de Rondonópolis”, afirma o capitão.
Lima ressalta que como o período de estiagem começou mais cedo em 2023, os focos de queimadas também começaram. “O mês de julho está demonstrando ser um mês complicado, já estamos vendo alguns incêndios, mas a resposta tem sido dada com esse material extra que nos ajuda”, finaliza.
A secretária Kamila Carvalho ressalta que a equipe da Semma tem atuado com o Departamento de Obras e Posturas da Secretaria de Receita e na autuação de proprietários de terrenos que não são limpos. “Caso haja um incêndio dentro desse terreno, a Semma faz a autuação do proprietário e ele é responsabilizado pelo crime ambiental registrado no local”, complementa.