A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Padre Lothar realizando palestras com o público da terceira idade sobre casos de golpes.
O evento aconteceu após um pedido da coordenação do Cras que tem recebido muitas queixas dos assistidos sobre a redução do valor da aposentadoria na conta bancária e todas elas após receberem contato de um terceiro.
A modalidade mais registrada nas reclamações feitas ao Procon é o contato de alguma instituição financeira feito via ligação informando que a pessoa tem algum valor para receber, confirmando os dados pessoais, o que valida a transação junto à instituição liberando um empréstimo.
“Infelizmente existe muito golpe, muita fraude nesse público da terceira idade”, explicou a coordenadora do Procon de Rondonópolis, Luana Teixeira Soares.
Entre as orientações passadas para não caírem em golpes está não informar dados a terceiros, desligar e rejeitar ligações de pessoas alegando que há um dinheiro para resgatar, desconfiar de mensagens com remetentes desconhecidos, conferir a veracidade dos links antes de clicar, além de ter um antivírus instalado no celular e computador.
O Procon estará em outras unidades do Cras no município levando as mesmas informações e esclarecendo dúvidas dos assistidos. Denúncias e reclamações podem ser feitas através de contato telefônico no (66) 3411-5296 de segunda a sexta-feira das 12 às 18h ou pelo Whatsapp (66) 98438-2460.