A 6.ª Farmácia Cidadã de Sorriso já iniciou o atendimento. E a sorrisense Vanessa Smith Benfica foi a primeira paciente a retirar a medicação no espaço, assim que a farmácia foi inaugurada nesta manhã, 06 de julho. Localizada na Rua Caminho do Sol, n.º 1208, no bairro Rota do Sol, a nova Farmácia Cidadã estará aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas no turno vespertino.
Assim como as outras cinco já existentes – a Farmácia Central Takeo Watanabe; a Farmácia do Bela Vista; Farmácia do São Domingos; Farmácia do Distrito de Primavera e Farmácia do Distrito de Boa Esperança; na unidade do Rota serão disponibilizados medicamentos prescritos em receituário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje a lista de medicamentos disponíveis no Município compreende 242 itens. “Muitos deles são medicamentos de alto custo; todas as nossas unidades estão equipadas com medicação para salvar, estabilizar e manter a vida”, frisa o gestor adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo.
Já o prefeito Ari Lafin destaca que com a abertura de mais uma farmácia, essa na Região Sul, cobrindo os bairros Rota do Sol, Santa Clara I e II, Monte Líbano I e II e Parque dos Poderes, o Município busca cobrir pontos estratégicos da área urbana e facilitar o acesso do cidadão a medicamentos.
“Dessa forma, durante o dia, quem consulta em um dos PSFs próximos às farmácias instaladas nos bairros pode ir a um desses pontos de referência para retirada do medicamento; já para quem é atendido na área central ou após às 17 horas, a indicação é a Farmácia Central”, ressalta Ari ao lembrar que as unidades dos distritos, do Rota, São Domingos e bela Vista atendem em horário comercial; a única exceção é a Farmácia Central Takeo Watanabe que atende 24 horas.
Inclusive, Ari ressalta que o modelo implantado na Takeo Watanabe é motivo de muito orgulho para Sorriso. “Hoje é a única farmácia cidadã 24 horas aberta no Estado; já recebemos a visita de profissionais do Estado que vieram conhecer o modelo para implantar em Cuiabá e Várzea Grande; é um avanço para toda a população”, frisa.
Também presente na inauguração da unidade do Rota, o vereador Zé da Pantanal, elogiou a descentralização das farmácias. “Evita grandes locomoções; facilita e garante agilidade no acesso da população ao medicamento”, diz. O vereador Celso Kosak também acompanhou o momento.
Já o presidente do bairro Rota do Sol, Paulo Sérgio, pontua que a população de toda a região recebe a novidade com muita alegria. “Esse é um ponto estratégico que está no coração de uma região que vem desenvolvendo muito; a instalação da farmácia no Rota contemplará vários bairros e irá garantir mais agilidade no atendimento”, comemora.
E quem ficou emocionado ao acompanhar o descerrar da placa foi o ex-presidente do bairro, Edes Ferreira Bessa, o seu Edinho. Seu Edinho foi presidente do bairro quatro vezes e também é o autor do pedido para instalação da unidade. “Estou arrepiado; ser presidente de bairro é um trabalho voluntário, que a gente faz com amor e dedicação e ver hoje esse pedido que vai beneficiar tanta gente, emociona, faz valer a pena”, frisa.
“Essa unidade é resultado da união e trabalho de todas as lideranças, ex-presidentes, população e Administração Municipal”, finaliza o prefeito.
Medicamentos entregues em 2023
Desde o dia 1.º de janeiro até esta terça-feira, 4 de julho, o Município já atendeu, somente nas farmácias cidadãs, 62.141 pacientes somando 304.412 atendimentos com a entrega de 8.207.042 unidades de medicamentos.
Remédio em Casa
Criado em 2017, hoje o Programa remédio em Casa tem 100% de cobertura da área urbana com a entrega da medicação na porta de casa para 450 pacientes em tratamento para diabetes/hipertensão, todos acima de 60 anos e usuários de pelo menos um medicamento de uso contínuo que integre o programa; além de atender também pessoas com dificuldades de locomoção e ou que apresentam restrições como (a) restrição ao leito; (b) dificuldade física de locomoção; (c) deficiência física, síndrome de imobilidade e/ou uso de prótese e/ou órtese que exija acompanhante; (d) déficit cognitivo que exija cuidador.
A inclusão do usuário no programa é realizada pela Unidade de Saúde em que ele é atendido. Para isso, basta que o paciente ou familiar procure o enfermeiro da unidade ou o agente comunitário de saúde da área em que reside.
Serviço:
6.ª Farmácia Cidadã
Endereço: Rua Caminho do Sol, n.º 1208, no Rota do Sol
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT