Para acompanhar o andamento de obras executadas; obras em execução; projetos em licitação e obras previstas no Sorriso + 10, o prefeito Ari Lafin, convidou o promotor de justiça, Márcio Florestan Berestinas acompanhado da técnica administrativa do Ministério Público, Solange Matia Manciola. O encontro foi na última terça-feira, 04 de julho.
Na ocasião o secretário Luis Fábio Marchioro e o secretário-adjunto da pasta, Silvio Stolfo, fizeram a apresentação do relatório que contou ainda com a presença dos secretários de Cidade, Ednilson Oliveira; Fazenda, Sérgio Kocová; Obras e Serviços Públicos, Milton Geller; do procurador-geral, Eslen Paron; além de secretários adjuntos e coordenadores.
Na apresentação, o prefeito pontuou que mesmo não sendo de responsabilidade do Município, o Centro de Hemodiálise foi amplamente discutido dada a importância do serviço em Sorriso. “O Município vem investindo recursos próprios e busca alternativas que venham melhorar a qualidade de vida de todos que necessitam deste tratamento, diminuindo distâncias não apenas para os sorrisenses, mas de todos que residem nos municípios vizinhos”, destacou Ari.
Segundo o gestor da pasta da Saúde, Luis Fábio, a prestação desse serviço está dependendo da Vigilância Sanitária do Estado. “Inicialmente o Município irá assumir e ofertar mais esse serviço. Alguns Municípios vão economizar até 190 km”, diz.
SAMU
Outros serviços, como de UTI móvel – SAMU, Luis Fábio destacou que Sorriso já conta com duas ambulâncias totalmente equipadas e caracterizadas para esse atendimento e que já se encontram no pátio do AME (Ambulatório Multiprofissional de Especialidades). Para esse serviço o prefeito solicitou que o secretário prepare um Samu de proatividade. “Vamos salvar muitas vidas”, disse o secretário.
Sala de partos
Outro assunto em debate há dias e que cujas tratativas já estão avançadas, é uma sala de partos. “As parturientes podem ficar mais tranquilas quanto ao local para ter seus bebês” frisa Luis Fábio. Isso porque o Município adquiriu o serviço de parto habitual em hospital particular da cidade, das 7h até ás 19h e mais um credenciamento de parto 24h por dia.
PSFs
Segundo o relatório, são três novos PSFs cujos projetos encontram-se em fase de elaboração. Em construção encontram-se dois novos PSFs com prazo de conclusão no mês de outubro, um localizado no bairro Morada do Bosque I e outro no Jardim Aurora.
Além disso, vários prédios da saúde estão recebendo revitalização. Hoje são seis unidades em reparos e manutenção realizados por empresas terceirizadas, dentre eles, o PSF do bairro União já foi finalizado. Em execução da reforma e ampliação estão os PSFs do Industrial II/Fraternidade e no bairro Nova Aliança. Já a reforma e ampliação do PSF no Bairro Jardim Bela Vista/ Jardim Primavera, fruto de um TAC com o Ministério Público, já está com data de entrega do projeto definida para o dia 04 de setembro.
Novos prédios
Foram ainda apresentadas as construções de prédios da saúde, como o Centro de Reabilitação Renascer, a Policlínica da Região Leste, construção do CAPs Infantil, Centro de Oncologia, Laboratório Municipal, bem como as reformas e ampliação de prédios em andamento a exemplo da UPA Central e da Secretaria Municipal de Saúde.
No programa Sorriso + 10 estão as obras do PSF Santa Mônica e a construção do prédio do CAF.
Ao fim da reunião, o promotor Márcio Florestan Berestinas, disse que nos anos que stá em Sorriso presenciou um avanço muito importante na área da saúde. “Isso é mérito de toda equipe. São questões que impactam diretamente na qualidade de vida da população”, pontua.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT