Prefeitura inicia reforma e revitalização da Biblioteca Municipal Manoel Severino da Silva, localizada na Avenida Felinto Müller, nº 1131 na Vila Operária. O local foi construído e inaugurado há cerca de 28 anos, mais precisamente em 19 de abril de 1995, e a última reforma aconteceu em 2017.
Desta feita, segundo informações repassadas pelo secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto de Araújo, o local será todo revitalizado, readequado, pintado e serão construídos dois novos banheiros adaptados, com acesso a PNEs – Portadores de Necessidades Especiais, bem como a parte externa da biblioteca que será ampliada, mas respeitando a arquitetura e as características originais.
As obras serão custeadas com recursos próprios do município a um custo de R$ 783.319,87 com prazo de 10 meses para a conclusão. Com a reforma, a ideia é tornar o ambiente mais agradável e atrativo para o público frequentador em geral.
A mudança de local para que as obras aconteçam iniciou-se nesta quarta-feira (05). Todo o mobiliário está sendo levado para um salão da Obra Kolping alugado pela Prefeitura, que servirá para acomodar toda a estrutura móvel da biblioteca, enquanto as obras se realizam.
Conforme o secretário, o aluguel do salão foi uma exigência do prefeito José Carlos do Pátio, para que a comunidade não ficasse sem os serviços oferecidos pela biblioteca.
Na verdade, a Biblioteca Manoel Severino da Silva foi concebida em razão de uma luta do Pároco de Vila Operária, padre Lothar Bauchrowitz, que inclusive, ofertou o projeto arquitetônico criado por um engenheiro da Igreja Católica na época e que internamente (estrutura do teto) apresenta o desenho da Igreja Matriz.