Portal Live

Portal Live

Descarte incorreto de resíduo compromete bom funcionamento da rede de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde alerta a população quanto às complicações ao descarte inadequado de resíduos, causando na rede de esgoto danificações as tubulações, além de transtornos para os moradores.

“Quando a população liga sobre esgoto extravasando, o vazamento de esgoto da rede, imediatamente a gente encaminha uma equipe da gerência do sistema de esgoto. A gente faz a abertura do PV (poço de visita), por onde passa a tubulação, faz a limpeza geral e encontra de tudo, desde preservativos, fralda descartável, pacotes de salgadinhos, cotonete, óleo e outros materiais”, comenta o Coordenador da Divisão de Esgoto da autarquia, Luiz Antônio de Oliveira.

A estrutura dos imóveis não é para receber esses materiais. O acúmulo pode provocar diversos transtornos ao tratamento do esgoto, onde muitas vezes ficam presos no sistema de gradeamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), causando prejuízos ao longo de todo o processo, por conta da necessidade de manutenção constante.

A autarquia orienta para que a população não descarte lixo em vasos sanitários, ralos, bueiros e espaços públicos.

“É preciso muita responsabilidade por parte do munícipe na hora de descartar seus resíduos. Essa atitude, muitas vezes causada por desconhecimento sobre o assunto, assim como as ligações clandestinas que são proibidas por lei. As redes de esgoto são projetadas para receber, exclusivamente, o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha”, explica Eder de Almeida Rosa, operador de estação de tratamento de esgoto.

Em caso de dúvidas e informações sobre a limpeza e desobstrução na rede de esgoto, o luverdense pode entrar em contato com o Saae, através do telefone (65) 3549-7700.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima