Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde e região marcaram presença durante o 8º Fórum da Agricultura Familiar, realizado na manhã de hoje (28), durante o Show Safra Mato Grosso 2025.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e contou com o lançamento oficial do Selo SIM, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires e ainda, do Selo de rastreabilidade da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde.
A manhã contou com duas palestras voltadas para o agricultor familiar, uma delas com o tema “Impactos econômicos da industrialização, desafios e oportunidades” e a outra com o tema “História e perspectivas de mercado do café”.
Na oportunidade o município de Lucas do Rio Verde, lançou o Selo de rastreabilidade, que vai permitir ao consumidor saber por meio de um QR Code, identificar a propriedade, localização e como o produto da agricultura familiar foi cultivado.
“Esse projeto, ele surgiu em parceria com o Sebrae através do programa Cidades Empreendedoras e o objetivo principal desse selo é trazer mais identidade, personalidade para os produtos da agricultura familiar. Então a gente movimentar mais essa cadeia, trazendo mais força para esse importante movimento”, acrescentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
Durante o evento foram entregues os três primeiros selos, do Sim Consorciado, que vai permitir que os produtos da agricultura familiar de 16 municípios sejam comercializados na região.
“Tivemos casa cheia nesse momento, com a realização do 8º Fórum da Agricultura Familiar, no Show Safra MT, em Lucas do Rio Verde e com a participação de vários municípios aqui da região, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, lideranças, produtores, e pequenos produtores da agricultura familiar para esse importante momento, com a entrega do selo Sim Consorciado e o lançamento do nosso Selo de rastreabilidade”, disse o prefeito Miguel Vaz.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires, foi representado pelo vice presidente, Juliano Berticeli, que destacou o fortalecimento do consórcio com a entrega dos três primeiros selos.
“Esse foi o primeiro passo e com isso vamos nos fortalecer e crescer. Com essa entrega, vai trazer muito mais pessoas para participar e acreditar nesse projeto”, finalizou.